quarta-feira, 22 de junho de 2011

Coro de Seniores do CSP do Seixo

Festa de Natal

Este grupo de seniores, é fruto do projecto "Musica Tradicional Portuguesa" implementado neste Centro Social Paroquial de Seixo de Mira.
Surgiu de uma actividade de grupo, tomou forma, e tem neste momento 4 anos de existência.
A qualidade de vida destes idosos melhorou subtâncialmente, quando puderam validar as suas competências naturais. Formação musical específica não têm mas dão o seu melhor, cantar a "solo" requer já uma preparação musical razoável. Um facto a salientar, a 1ª solista tem "só" 92 anos.
Esta aposta é deles e vai durar o tempo que eles assim o entenderem, a animadora é apenas um "fio condutor" de todo o percurso.
A participação nos eventos sociais, ao qual são frequentemente convidados eleva a sua auto-estima ao ponto de se sentirem úteis na sociedade em que estão inseridos.
  Este ponto, é uma partilha de experiências. Apostem nas qualidades de cada um, por vezes estão ocultas, só é necessário dar uma pequena ajuda.
 Aqui fica o meu testemunho!

terça-feira, 21 de junho de 2011

ASC Teorias Programas e Âmbitos

"Um dos desafios mais difíceise, simultaneamente, mais estimulantes que se apresentam à formação académica e regulada de animadores socioculturais, é a maneira como enfrentar o encontro entre o dinamismo, a versatilidade. a flexibilidade, a abertura o envolvimento e a praticabilidade."
(Trilla, 2004, p:13)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Terceira Idade e a era Digital

Este vídeo vai ao encontro do meu projecto final da licenciatura em ASC.
Novas formas de intervenção...

Viver Depois dos 60 Anos...

Ter novos objectivos, novos ruoms, a partir desta idade, melhora substãncialmete a qualidade de vida de qualquer pessoa.

As Pessoas Idosas

Os porquês da Treceira Idade...
Este livro, é util essencialmente para quem tiver avós em casa e não entendam os seus comportamentos, aqui encontra uma explicação válida.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ASC

"Esta obra colectiva reúne as principais comunicações do I congresso Internacional A ASC na Terceira Idade, organizado, em Novembro de 2009"

Animação Sociocultural

                                 Este livro é quase um manual para os Animadores Socioculturais

terça-feira, 10 de maio de 2011

Elaboração de Projectos Sociais /Casos Práticos

Elaboração de Projectos Sociais /Casos Práticos, Glória Perez Serrano, 2008

Caros ASC e ESP  apresento-vos mais um livro, que neste momento, fará todo o sentido consultarmos visto trazermos em mãos a eleboração de projectos socioprofissionais, é uma grande ajuda esta consulta.

Manual de Investigação em Ciências Sociais

Manual de Investigação em Ciências Sociais (Trajectos) de Raymond Quivy Luc Van Campenhoudt, 2003
Neste manual encontrará as possiveis explicações de todas as etapas e procedimentos de um Projecto Social

domingo, 17 de abril de 2011

I congresso Internacional

As fronteiras da Animação Sociocultural
"Conscientes de que a ASC não é detentora de todas as soluções para os nossos problemas comuns, acreditamos, contudo, que o seu efeito mobilizador pode exortar para a resolução dos mesmos. É nesta postura que procuramos, com outras vozes, encontrar mais força para a nossa voz e buscamos cruzar áreas, saberes, experiências, e, sobretudo, confrontar modelos de acção diferenciados e afins."
 (Pereira & Lopes, 2011,p:11)

Livro recomendado a todos os Animadores Socioculturais e a todos os que trabalham na área social.

sábado, 9 de abril de 2011

I Congresso Internacional

Caros colegas da Animação Sociocultural, torna-se cada vez mais pertinente a nossa participação nestes eventos, para assim afirmarmos cada vez mais e melhor a nossa posição profissional.
Entendo que devemos todos participar neste I Congresso Internacional
 "As fronteiras da Animação Sociocultural"
Amarante, 14, 15 e 16 de Abril de 2011

Comparece!...

domingo, 20 de março de 2011

TERCEIRA IDADE




Esta é a minha geração de eleição, para trabalhar, conhecer e aprender diariamente.
A sociedade global em que habitamos tem ainda um longo caminho a percorrer para criar mais condições humanas e dignas aos idosos, mas é promovendo a participação activa destes, na construção do mundo que a própria humanidade deve evoluir.
Idoso significa sapiência e experiência e não é á toa que as personalidades com os cargos mais importantes nos aspectos políticos, económicos e religiosos são atribuídos, por norma, a pessoas acima dos 50 anos.
“Não há reforma para a cidadania!” ( Levet, 1995, p:100)