Glossário

METODOLOGIA DE ACÇÃO EDUCATIVA
GLOSSÁRIO
 
ANIMAÇÃO:
Acção é o efeito de animar, Comunicar valor, comunicar força e actividade a coisas inanimadas, tornar agradável o aspecto de qualquer lugar, comunicar alegria e movimento a uma competição de pessoas, dar ânimo,  (Trilla, 2004)
 
AVALIAÇÃO:


"É um conjunto de actividades que serevm para emitir um juízo, fazer uma onderação ou medir "algo"". (Ander-Egg)
A avaliação não é sinónimo de "classificação" devendo cumprir outros objectivos; não é só a certificação de resultados alcançados devendo cumprir outras funções. Não é só o controlo dos intervenientes devendo atender a outras dimensões. A avaliação não deve limitar-se a padronizar os avaliados. Em Educação socioprofissional a avaliação não se realiza só no final do processo, devendo realiuzar-se em outros momentos.

<><><> <>EDUCAÇÃO:<><><><><> 
Educar é um processo intencional com vista à instrução e à formação do ser humano no sentido de o desenvolver e inseri-lo na sociedade. A Educação é uma prática social complexa, devido à sua natureza e finalidade, sendo construída de acordo com as características sociais e culturais de uma determinada sociedade. Procura-se ampliar a diferentes formas e processos de acesso à cultura e ao saber, envolvendo toda a sociedade. Procura estabelecer o equilíbrio, através de formação mais racional e o cultivo da sua sensibilidade.
GRUPO:
Conjunto limitado de pessoas com objectivos e características comuns que desenvolvem interacções entre si. Têm uma estrutura, duração no tempo, coesão e normas. As pessoas desenvolvem a sua individualidade através da troca de ideias e diálogo, mas o grupo em si pensa e age de forma diferente de qualquer um dos elementos em termos individuais. Cria-se, assim, uma consciência colectiva diferente da soma das consciências individuais. A condição básica para que todos cooperem está na confiança desenvolvida.
INVESTIGAÇÃO-ACÇÃO:
É uma metodologia de pesquisa assente em fundamentos pós-positivistas que encara na acção uma intenção de mudança e na investigação um processo de compreensão. Com a investigação há uma acção deliberada de transformação da realidade, um duplo objectivo, portanto, «transformar a realidade e produzir os conhecimentos que dizem respeito às transformações realizadas» (Hugon & Seibel, 1988, cit. in Barbier, s.d.).
METODOLOGIA:
A metodologia desempenha um papel essencial no desenvolvimento de qualquer Projecto Social, uma vez que quase todos os resultados finais estão condicionados pelo processo, pelo método e pelo modo como se obtiveram os resultados.
PLANIFICAÇÃO:
Ciência que tem por objetivo o estabelecimento de programas econômicos, comportando não somente os objetivos a serem atingidos, mas igualmente a previsão das diversas etapas do financiamento e da realização do programa e, eventualmente, a descrição da estrutura dos organismos a serem criados em vista desta realização.
PROJECTO:
Um Projecto é um Plano de acção, mas sobretudo uma Projecção face ao Futuro, requerendo pensar o que se vai fazer antes de se por em prática, sendo importante antecipar os possíveis problemas que se podem encontrar na realização do que se projecta.
Direcciona-se para a Acção e concretiza-se através de uma visão descritiva prévia, de uma actividade nas suas diferentes fases.
O Projecto significa clarificação no que diz respeito às grandes questões da Educação e compromisso para implicar-se e encarar as dificuldades que acompanham o colocar em prática.
PROCEDIMENTO:
Conduta, comportamento, maneira de agir: ter procedimento correto. Direito Forma estabelecida pela lei para se encaminharem as causas em juízo.
REFLEXÃO:
Significa meditação comparativa e examinadora contraposta à percepção simples ou aos juízos primeiros e espontâneos sobre um objeto. No sentido ontológico, mais preciso e profundo, significa, ao mesmo tempo, uma volta do espírito à sua essência mais íntima.
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